terça-feira, 20 de novembro de 2007

Educacao e o Web

Com frequencia, o treinamento e apoio mais efetivo vem dos professores mesmos,
e entre o web, a potencia desse communicacao entre professores esta aumentando como nunca podia antes. De usar email e sistemas de internet conferencia, os professores podem pedir aviso, orientacao e outro informacao das colegas muito distante e frequentemente, desconhecido, e publicam recursos e notas das suas experiencias. E ai, eles tomam iniciativa e responsibilidade para suas desenvolvimento profissional.

Por exemplo, em Newfoundland, Canada quasi todos os professores teem acesso a STEM-Net, uma rede do computador para professores a apoiar ensinamento, curriculum e atividades de desenvolvimento profissional relacionado a seu trabalho. Tudo desses programas e sistemas ajuda os professores ajudar-se mesmos no intercambio de informacao.

Communidades de aprendizagem nos Estados Unidos tem sido emergindo a encontrar os necessidades de desenvolvimento profissional dos professores. Os professores em Klein, Texas estao trocando online recursos e tecnologia entre communidades colaborativas de aprendizagem. Em Chicago, uma nova posicao tem emergido- especialista de instrucao de tecnologia da qual e specificamente desenhado a ajudar os professores com aspeitos tecnicais da integracao de tecnologia em aprendizagem.

Nos cursos pedagogicos que incorporam as novas tecnologias tragam juntos os professores e as estudantes entre e-mail, Listservs, online grupos, Internet chat (bate bop) e os habilidades aprendidas pode continuar ser usado e aumentado depois o curso termina numa sistema dinamica de apoio e aprendizagem continuado para tudo envolvido.

O web tem empurrado mais, uma mudanca na posicao de professore- do entregador de informacao ate o facilatador de aprendizagem. Por causa dessa evolucao rapida que esta acontecendo agora em educacao, com muitos possibilidades anteriormente inimaginavel, esse rede forte e intimo entre os professores e muito importante para maximar e utilizar os novos modos variados de ensinar. Tambem, e mais e mais comum que as estudantes tem mais entendimento de tecnologias do que seus professores. Entao, os professores se precisam de ficar no fio de tecnologia entre esses redes no Internet.

Mas novo treinamento, apoio e atividades de profissional desenvolvimento so tem valor se tenha infrastrutura tecnical. Os professores precisam administradores que tem uma visao de tecnologia e dao apoio aos professores a realizar esses novos modos de aprendizagem para os estudantes.

Blackboard fornece software de Internet infrastrutura para e-Education, oferecendo software produtos e servicios a escolas, colegios, universidades e outro fornecedores de educacao.

Este foco na informação, porém, limita e distorce tanto o papel da educação quanto o dos computadores. Se quisermos tirar o máximo de proveito das novas tecnologias da informática, e se quisermos ajudar as pessoas a se tornarem melhores pensadores e aprendizes, precisaremos ir além dessas visões centradas na informação sobre a informática e sobre o aprendizado.
Nos últimos 50 anos, psicólogos e pesquisadores educacionais, baseados no trabalho pioneiro de Jean Piaget, conseguiram entender que aprender não é uma simples questão de transmissão de informações. Os professores não podem simplesmente jogar informações na cabeça dos alunos; aprender é um processo ativo no qual as pessoas constroem novos entendimentos do mundo à sua volta, através de exploração, experiências, discussões e reflexões ativas. Em suma, as pessoas não têm idéias; elas fazem as idéias.

Nenhum comentário: